Cães

Cavalier King Charles Spaniel – saiba tudo sobre esta raça

Cavalier-King-Charles-Spaniels

O cão da raça Cavalier King Charles Spaniel, também conhecido como English Toy Spaniel, teve sua origem na Grã-Bretanha no século XV. Entretanto, sempre foi confundido com a raça King Charles Spaniel. Apenas em meados do ano de 1926, um criador notou que o atual King Charles se diferenciava fisicamente em alguns aspectos dos cães representados nas telas do século XV: não possuía um focinho longo como o Cavalier e sua estrutura corpórea era levemente mais frágil. A partir de então, resolveu recriar a raça Cavalier King Charles Spaniel a partir do cruzamento entre o King Charles, o Pequinês e o Carlin. O Cavalier, muito admirado por reis e príncipes, teve sua raça reconhecida oficialmente em 1945.

O Cavalier King Charles Spaniel pertence a Seção 7 do 9º grupo das raças de cães, grupos estes reconhecidos pela F.C.I. (Federação Cinológica Internacional). O 9º grupo corresponde aos “cães de companhia: os Bichons e raças semelhantes (Seção 1), os Poodles (Seção 2), os cães belgas de pequeno porte (Seção 3), os cães pelados (Seção 4), os cães do Tibet (Seção 5), os Chihuahuas (Seção 6), os Spaniels ingleses de companhia (Seção 7), os Spaniels Japonês e Pequinês (Seção 8), Spaniel anão continental (Seção 9), o Kromforhländer (Seção 10) e os molossos de pequeno porte (Seção 11)”.

raça-cavalier

Características Físicas do Cavalier King Charles Spaniel

Os cães da raça Cavalier King Charles Spaniel possuem cabeça arredondada, focinho longo, orelhas compridas e repletas de pelos, e olhos grandes, redondos, afastados e não salientes. O corpo deste cão é comprido e a região lombar apresenta-se levemente abaixo da altura do seu dorso. O Cavalier possui membros curtos e compactos e sua cauda permanece empinada mas nunca acima da linha do dorso.

Atingem, quando adultos, uma altura de cernelha que varia de 24 a 34 cm e peso entre 5 a 9 kg.

Pelagem do Cavalier King Charles Spaniel

O Cavalier apresenta pelos longos, macios e sedosos ao toque, com franjas abundantes e levemente onduladas.

As colorações aceitas são:

  • Black and Tan: preto com manchas castanhas acima dos olhos, sobre as bochechas, na parte interna das orelhas, sobre o peito, os membros e sob a cauda. Marcas brancas não são admitidas.
  • Rubi (a mais rara): unicolor, de um castanho-vermelho intenso. Marcas brancas não são admitidas.
  • Blenheim: fundo branco com marcas castanhas.
  • Tricolor (Príncipe Charles): preto e branco bem espaçados com marcas castanhas acima dos olhos, sobre as bochechas, dentro das orelhas, na parte interna dos membros e sob a cauda.

cavalier-king-cão

Quanto tempo vive um Cavalier King Charles Spaniel?

Um cão da raça Cavalier King Charles Spaniel atinge, em média, 14 anos de vida.

cavalier-king-rubi

Temperamento do Cavalier King Charles Spaniel e dicas para a sua criação

O Cavalier King Charles Spaniel é uma raça muito ativa, enérgica e audaciosa, relembrando sua origem como cão de caça. É um cão dócil, agradável, sensível, brincalhão, considerado um excelente animal de companhia. Não costuma latir nem demostrar agressividade, é um animal silencioso e amigável inclusive com pessoas estranhas, crianças e outros animais de estimação.

O Cavalier pode ser criado em apartamento tranquilamente, desde que tenha em sua rotina diária longos passeios, brincadeiras e exercícios para gastar toda sua energia. É uma raça que se apega com facilidade ao ambiente familiar e ao tutor, não apreciando passar longos períodos sozinho e sem nenhuma atividade. Não tolera frio e umidade, portanto todas as atividades externas deverão evitar este tipo de clima e o cão deverá sempre ser protegido com roupas e um ambiente quente e aconchegante nos dias de inverno.Cavalier-black-tan

Como sua pelagem é longa, o Cavalier deverá ser escovado de 2 a 3 vezes na semana. A atenção deverá ser redobrada com as orelhas deste cão, pois como são compridas e com pelagem abundante, acabam apresentando uma maior tendência em desenvolver otites.

Previous ArticleNext Article