Alfabeto Pet, Cães, Curiosidades

Lhasa Apso e Shih Tzu: por quê são tão parecidos?

Shih Tzu perfil

Neste post você irá entender o porquê de estas duas raças serem tão similares e quais são as características físicas e comportamentais que as diferem. Mas antes, confira as particularidades de cada uma delas, do Shih Tzu (clicando aqui) e do Lhasa Apso (clicando aqui).

Origem dos cães da raça Lhasa Apso e Shih Tzu

Os cães da raça Lhasa Apso surgiram no Tibete, nas montanhas, aproximadamente em 1500, onde também são conhecidos como Abso Seng Kye (cão leão sentinela que ladra). Além de serem considerados cães de companhia, são também ótimos cães de guarda. Por essa razão, protegiam os templos da região.

Após alguns anos, mais precisamente no século XVII, os monges Tibetanos começaram a desenvolver uma nova raça a partir do Lhasa Apso e do Pequinês (uma raça originária da China) para serem uma pequena réplica de um leão, a qual batizaram de Shih Tzu. Os monges então o utilizavam como animais de companhia e logo foram considerados cães da realeza, por serem mais sociáveis e tranquilos.

Diferenças físicas entre o Lhasa Apso e Shih Tzu

A principal diferença física entre o Lhasa Apso e Shih Tzu é o focinho. O focinho do Lhasa Apso é alongado e fino, enquanto o focinho do Shih Tzu é retraído (é um cão braquicefálico). Outra diferença que também se encontra na região da cabeça, são os olhos. Os cães da raça Lhasa Apso possuem olhos ovalados. Já os cães da raça Shih Tzu possuem olhos bem redondos e maiores.

diferença da cabeça do lhasa e shih tzu

Outra diferença entre as raças é a pelagem. Esta é uma diferença sutil e na textura, porém quando um Lhasa Apso e um Shih Tzu são colocados lado a lado, ela se torna mais evidente: a pelagem do Lhasa Apso é mais grossa e lanosa, lembrando pêlos de ovelhas; já os pêlos dos cães Shih Tzu são mais finos e lisos.

características do lhasa apso

características físicas do Shih Tzu

Diferenças comportamentais entre o Lhasa Apso e Shih Tzu

Os cães da raça Lhasa Apso são considerados cães de guarda, além de cães de companhia. Por esta razão, são territorialistas, latem em excesso e não são sociáveis com pessoas estranhas. Qualquer movimentação estranha ou ruídos, mesmo os mais baixos e inaudíveis aos ouvidos humanos, fazem com que os cães desta raça latam e fiquem agitados, até que se sintam novamente à vontade e em um ambiente protegido. São cães independentes e seletivos, não gostam de colo, porém são extremamente afetuosos com seu tutor.

cão lhasa apso sentadocao lhasa apso

Os cães Shih Tzu, por outro lado, são muito meigos e sociáveis com outros animais, crianças de todas as idades e até mesmo com pessoas estranhas. Estão sempre abanando o rabo e entregues às brincadeiras e carinhos. Adoram o contato físico com seu dono, não perdendo a oportunidade de ficar no colo. Latem pouco e são menores quando comparados ao Lhasa Apso.

Cão Shih Tzu de perfil

 

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *