Alfabeto Pet, Curiosidades

Medicina Veterinária e suas Especialidades

diversos animais domésticos

Os avanços da ciência cada vez mais impactam em algumas carreiras profissionais, como por exemplo a Medicina Veterinária. Hoje em dia já existem uma série de recursos e especialidades para o tratamento de doenças e para os cuidados com os animais, sejam eles cães, gatos, animais de grande porte, como cavalos, vacas, suínos e ovelhas, por exemplo, ou animais silvestres e exóticos, como cobras, lagartos, alguns roedores e aves.
A grande maioria dos hospitais veterinários e clínicas já oferecem uma diversidade de atendimentos segregados pela especialidade médica mais indicada para o tratamento do animal, como cardiologia, dermatologia, ortopedia, oftalmologia, entre outras. A medicina alternativa também está em alta entre os animais. Já é muito comum encontrar clínicas e médicos veterinários especializados em acupuntura ou homeopatia, que são indicadas tanto para problemas físicos quanto comportamentais.

cao boxer com estetoscopio

Há quem compare o universo dos animais ao universo dos humanos: praticamente tudo que é oferecido aos humanos para diagnóstico e tratamento, também já encontramos no mundo dos animais! Exemplos disso são os tratamentos de cânceres, tratamentos que utilizam células tronco e disponibilidade de exames avançados na área tecnológica como tomografia computadorizada, ressonância magnética e radiologia digital. Esses avanços permitem que os animais tenham uma vida mais saudável, com uma maior expectativa de vida, além de proporcionar uma grande tranquilidade aos tutores dos animais frente aos problemas de saúde que antigamente não poderiam ser solucionados.

Dentre todas as especialidades que podemos encontrar no mundo pet, você sabe quais são as especialidades reconhecidas pelos Conselhos responsáveis, como o CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) e os CRMVs, que são os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária?

Segundo a Resolução CFMV nº 935/2009, que normatiza o registro de títulos de especialista em áreas da Medicina Veterinária e Zootecnia, as especialidades reconhecidas são:

Atualmente, onze entidades estão habilitadas para concederem o título de especialista para Médicos Veterinários. São elas:

  • Associação Brasileira de Patologia Veterinária – ABPV (Resolução CFMV nº 999, de 29 de março de 2012);
  • Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária – ABDV (Resolução CFMV nº 1036, de 27 de setembro de 2013);
  • Associação Brasileira de Oncologia Veterinária – ABROVET (Resolução CFMV nº 1031, de 28 de junho de 2013);
  • Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais – ANCLIVEPA Brasil (Resolução nº 1064, de 24 de setembro de 2014);
  • Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária – ABRAVET (Resolução CFMV nº 1051, de 14 de fevereiro de 2014);
  • Colégio Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária – CBCAV (Resoluções nº 754, de 17 de outubro de 2003, e 1065, de 24 de setembro de 2014) – (Resoluções nº 738, de 21 de março de 2003, e 1063, de 24 de setembro de 2014);
  • Associação Médico Veterinária Homeopática Brasileira – AMVHB (Resolução nº 662, de 14 de julho de 2000, e Resolução nº 1059, de 15 de agosto de 2014);
  • Academia Brasileira de Medicina Veterinária Intensiva (Resoluções nº 857, de 16 de maio de 2007 e n° 1081, de 13 de maio de 2015);
  • Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária – SBCV (Resolução nº CFMV 1.140, de 17 de fevereiro de 2017);
  • Academia Brasileira de Clínicos de Felinos – ABFEL (Resolução nº 1175, de 17 de outubro de 2017);
  • Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal – ABMVL (Resolução nº 1179, de 17 de outubro de 2017).

Falaremos abaixo sobre cada uma das Especialidades da Medicina Veterinária reconhecidas pelos Conselhos responsáveis:

  • Patologia: O Médico Veterinário Patologista é um especialista em doenças dos animais. Os Patologistas Veterinários atuam em Laboratórios de Diagnósticos, Instituições de Ensino, Indústrias e Instituições Governamentais, como órgãos de vigilância, laboratórios centrais de saúde pública, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, dentre outros.
  • Dermatologia: O dermatologista ou dermatólogo veterinário é o profissional capacitado para diagnosticar e tratar doenças da pele dos animais. As dermatopatias (doenças de pele) são frequentes principalmente em cães e gatos, sendo que muitas delas têm caráter zoonótico. Por conta disso, se faz importante a atuação do Médico Veterinário com especialização em dermatologia.
  • Oncologia: O Médico Veterinário Oncologista é o especialista que atua no diagnóstico e no tratamento de câncer dos animais.
  • Clínica médica de pequenos animais: O Médico Veterinário especialista em Clínica médica de pequenos animais realiza o atendimento clinico geral de cães e gatos e o tratamento de doenças. Também possui função como agente de sanidade pública, atuando no controle de zoonoses (raiva, leishmaniose e leptospirose, por exemplo) e na higiene, tanto dos animais como da humana, proporcionando melhores condições ambientais e orientação da população.

porquinho-da-india fazendo acupuntura

  • Acupuntura: Os Médicos Veterinários acupunturistas introduzem na prática da sua profissão uma nova modalidade de diagnóstico e tratamento de doenças. Para isso, estudam a fundo conceitos de filosofia oriental e princípios de fisiologia da medicina tradicional chinesa. A atuação do acupunturista veterinário não se restringe somente aos processos dolorosos, como equivocadamente se costuma pensar, mas abrange o tratamento a todo e qualquer animal que apresente um desequilíbrio, ou seja, condições internas e externas para que uma doença se instale.

Clique aqui e leia um artigo completo sobre “Acupuntura para Cães”.

  • Cirurgia veterinária: Os profissionais especialistas em Cirurgia Veterinária atuam realizando procedimentos cirúrgicos em animais, possibilitando dessa maneia a resolução de problemas que não são tratáveis apenas com medicação.
  • Anestesiologia: O Médico Veterinário Anestesista é também um dos responsáveis pelo sucesso do procedimento cirúrgico e também pela recuperação do animal, devendo estar ao lado do animal antes, durante e após o procedimento, sempre atento a qualquer alteração que possa ocorrer. Ele não é responsável somente pelo controle da dor durante o procedimento cirúrgico, mas também pela avaliação pré-operatória do animal, a escolha da técnica da anestesia mais adequada a cada paciente e a manutenção dos sinais vitais, como pressão arterial, batimentos cardíacos e a frequência respiratória.
  • Homeopatia: O profissional homeopata é aquele que busca um tratamento sem efeitos colaterais, para toda e qualquer doença, criando condições para que o organismo do animal se reequilibre, retomando seu estado saudável.  A homeopatia pode ser utilizada como tratamento principal (somente medicamentos homeopáticos) e tratamento complementar (associados a outras terapias).
  • Medicina veterinária intensiva: O Veterinário especialista em Medicina Veterinária Intensiva é o responsável pela organização da unidade de tratamento intensivo (UTI), pela conduta adequada e pelo atendimento do paciente crítico. Ele é responsável também por intervenções fundamentais, cuidados que devem ser tomados nas diversas ocasiões de emergências.
  • Cardiologia: Este profissional especializado atua no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas dos animais. Leia aqui um post sobre médicos veterinários cardiologistas e sua área de atuação.
  • Medicina Felina: Essa especialidade inclui Médicos veterinários que se dedicam ao tratamento de gatos. Além de exigentes e metódicos, os gatos apresentam na maioria das vezes doenças especificas e restrições medicamentosas que apenas um especialista consegue decifrar.
  • Medicina Veterinária Legal: De acordo com a Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal (ABMVL), como perito, o Médico Veterinário aplicará os seus conhecimentos técnico-científicos em procedimentos judiciais e extrajudiciais, elaborando laudos, informações e pareceres em relação a animais e produtos de origem animal, visando o estabelecimento da justiça. As principais áreas de atuação do perito Médico Veterinário são meio-ambiente, alimentos, maus-tratos, clínica, patologia, avaliação de rebanhos, seguro animal, saúde pública, bem-estar e proteção animal.

Achou interessante o nosso artigo sobre as especialidades dos médicos veterinários?
Saiba que o Alfabeto Pet pode te ajudar a encontrar um especialista ou o local do exame do seu animal!

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *