Gatos

Munchkin – conheça mais sobre este gato anão

Munchkin-gato

O gato Munchkin teve sua origem na Louisiana, nos Estados Unidos, por volta do ano de 1982 e recebeu este nome provavelmente em homenagem aos anões do filme “O mágico de Oz”. No início da década de 90, este gato comprido e de patas muito curtas foi exibido em Nova Iorque, o que lhe garantiu o apelido “gato basset”. Sua estrutura física é resultado de uma mutação genética, cujo gene responsável por tais características é dominante. A raça foi reconhecida apenas em 1995.

gato-anão

Características Físicas do Gato Munchkin

Este gato compacto, de patas muito curtas, chega a pesar de 2 a 4 quilos apenas, sendo considerado um gato de pequeno porte.

A cabeça do gato Munchkin é triangular, porém possui contornos arredondados. Suas orelhas são triangulares e largas. Os olhos do Munchkin são grandes e espaçados. O corpo deste gato é longo, flexível, redondo, com patas curtas e fortes. A cauda do Munchkin é grossa na base e se torna mais fina a medida que chega a extremidade, bastante guarnecida de pelos (principalmente no Munchkin Longhair).

Pelagem do Munchkin

Existe o Munchkin de pelo curto (Munchkin Shorthair) e o Munchkin de pelo longo (Munchkin Longhair).

Sua pelagem é macia, sedosa, com presença de um sub-pelo de tamanho mediano.

Todas as cores e padrões de pelagem do gato Munchkin são aceitas para a raça.

Munchkin-pelo-longo

Temperamento, curiosidades e dicas para a criação do gato Munchkin

O Munchkin é um gato ativo, bem humorado, extrovertido e brincalhão. Costuma ser carinhoso e sociável com as pessoas do seu convívio. O Munchkin é o tipo de animal que não sai de perto do seu tutor, seguindo-o por todos os cantos da casa. Não aprecia ficar longos períodos sozinho, sem companhia e sem brincadeiras.

Como o gato Munchkin possui um corpo comprido, com patas muito curtas, não costuma saltar alto como os outros gatos. O tutor deve ter uma atenção redobrada com a coluna do Munchkin e também com as articulações das suas patas, entretanto, esta raça não costuma apresentar suscetibilidade à problemas particulares de saúde.

É um gato perfeito para a criação em apartamentos.

A expectativa de vida do gato Munchkin varia entre 10 e 16 anos de idade.

As escovações devem ser mais frequentes nos Munchkin de pelo longo (no mínimo 3 vezes por semana). Os Munchkin de pelo curto podem ser escovados uma vez por semana.

Previous Article