Categoria: Acupuntura

A acupuntura é um método terapêutico da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), desenvolvido há aproximadamente 5000 anos, que consiste na introdução de agulhas finas em determinados pontos do corpo, denominados “acupontos”. Através do estímulo destes pontos, a energia corre por todo o corpo passando pelos meridianos e energizando os órgãos, fazendo com que haja um equilíbrio no paciente.

Dentre as inúmeras técnicas existentes utilizadas para estimular os acupontos, destacaremos aqui as mais comuns: introdução de agulha simples, eletroacupuntura, laserpuntura, ozoniopuntura, implante de ouro nos acupontos, farmacopuntura, moxabustão (estímulo através do calor, realizado com um bastão de ervas Artemisia sinensis e Artemisia vulgaris) e hemopuntura.

A acupuntura veterinária é considerada uma técnica de medicina complementar, mas, assim como a homeopatia, já é consolidada e possui um amplo respaldo científico.

O tratamento com acupuntura é indicado para qualquer doença que cause desequilíbrio no corpo do animal. O organismo é formado de matéria e energia, também chamada de força vital ou Qi. Portanto, quando um animal está doente, existe um desequilíbrio ou interferência no fluxo de Qi. O médico veterinário acupunturista manipula o Qi do animal, estimulando acupontos específicos que proporcionarão melhora do fluxo energético e diminuição do desequilíbrio.

​Principais indicações:

  • – Tratamento para dor;
  • – Problemas de coluna (discopatia, conhecida popularmente como hérnia de disco);
  • – Doenças crônicas;
  • – Doenças osteomusculares (displasia coxofemoral, ruptura parcial ou total do ligamento cruzado cranial, luxação patelar, doença articular degenerativa local e/ou generalizada, fraturas ósseas);
  • – Tratamento de doenças sistêmicas (insuficiência renal, hipotireoidismo, síndrome de Cushing, obesidade, gastroenterites);
  • – Controle e estímulo do sistema imunológico (infecções recidivantes como as de pele, de urina e imunodeficiências);
  • – Distúrbios comportamentais e de estresse;
  • – Cães portadores de cinomose com sequelas neurológicas.

Veja abaixo estabelecimentos que fornecem serviço de acupuntura para animais de estimação:

keyboard_arrow_up